PET Conexões Baixada realiza VIIª Semana da Baixada

Evento terá como tema Influenciador@s da Baixada

– por Anette Araujo

(Foto: Divulgação)

O Programa Educacional Tutorial (PET) Conexões Baixada realizará a VIIª Semana da Baixada “Influenciador@s da baixada”. Realizado no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, o evento está com edital aberto para submissão de trabalhos acadêmicos desde o dia 6 de setembro até o dia 27 deste mesmo mês. Poderão enviar seus trabalhos: discentes de graduação e pós-graduação, professores universitários e das redes públicas e privadas de ensino, artistas e produtores culturais, ativistas políticos dos movimentos sociais da Baixada Fluminense, como consta no edital.

 Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 2 e 5 de outubro. Na terça acontecerá a abertura oficial e apresentação dos trabalhos acadêmicos inscritos pelos discentes através do edital. Ao longo da semana serão realizadas inúmeras mesas, oficinas, cine-debates e atividades culturais com diferentes temáticas como relações raciais, meio ambiente e questões de gênero e sexualidade. O evento conta com a presença de professores de diferentes instituições como UFRJ e PUC para compor suas mesas.

Uma das organizadoras do evento, Daianne Eduardo, fala um pouco sobre a importância da Semana da Baixada tanto para os estudantes como para toda a comunidade acadêmica.

Entrei no Pet-Conexões na 5ª edição do evento e desde então encarei de perto como a Baixada Fluminense é rica em aspectos culturais, e que nunca é visto pela mídia ou até mesmo pelos próprios moradores. O tempo todo achamos que para ter algum contato com a cultura precisamos ir para o Centro do Rio, mas foi só nos eventos da Semana da Baixada que pude perceber o quão importante é nos reconhecermos aqui, no lugar onde nascemos e moramos.”

“Quem nos influencia o tempo todo, que estão na mídia, ou não reconhecidos ainda, mas que carregam um capital cultural muito grande e importantíssimo para nós estudantes? Quem são esses “famosos” que não passam por nossa cabeça que é/foram moradores da Baixada? Quem são esses influenciadores que estão por toda parte, mas não sabemos sua origem?“, questiona Daianne, bolsista do PET Baixadas, sobre a temática desta edição.

Para mais informações, acesse a página do PET Baixada no Facebook.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    PET Baixada promove palestra com coordenador do OGUNTEC

    Do Haiti para a Rural

    Crônicas do Editor: Viagem a Inhotim

    ICHS em peso viaja para Inhotim

    ETNOPET participa da I Festa Literária de Tarituba